terça-feira, 30 de novembro de 2010

TICS
Helen Regina
Maria Conceição
Criação de personagens e cenário da história

FAIXA ETÁRIA: 5 anos – pré II (C.M.E.I. José Dias Coutinho- Poxoréu-MT)

EIXOS DA LINGUAGEM:
Oralidade, leitura, escrita.
Participação no diálogo, fazendo e respondendo perguntas.
Exposição de idéias próprias.
Escuta do texto lido pelo educador: “ler” ouvindo
Registro através do desenho.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

· Despertar o gosto pela leitura;
· Narrar história e identificar os personagens;
· Valorizar o trabalho em grupo;
· Interagir com os colegas buscando respostas para os desafios;
· Despertar a criatividade;
· Desenvolver a coordenação motora;
· Ampliar a imaginação;
· Aperfeiçoar a concentração;
· Facilitar o acesso dos alunos as novas tecnologias.
· Possibilitar a aquisição de habilidades de um bom leitor.
· Tornar mais prazerosa a leitura de livros literários e a elaboração de trabalhos.
Elaborar trabalhos em equipe, unindo a capacidade de um bom desempenho nas atividades de escrita e fala, bem como possibilitar o relacionamento entre os membros do grupo.
Trabalhar o respeito à diversidade.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:

1ª etapa
Organizar um círculo, a "Roda da leitura", na qual as crianças sentadas confortavelmente ouvirão a histórias. Destacar as informações fundamentais sobre o livro, tais como autor, ilustrador, título, explorando primeiramente a capa. Questionar a turma sobre o que imaginam sobre a história a partir do título, da ilustração da capa, etc.

2ª etapa
Ler o livro “Que bicho será que botou o ovo?” de Ângelo Machado. Peça para que os alunos observem as ilustrações do livro, como são os personagens. Chame a atenção pedindo que a turma acompanhe a leitura e em alguns momentos levante questões para estimular o diálogo: será que foi a galinha que botou o ovo? Quantos filhotes a galinha tem? Para que observem bem os personagens da historinha para que possam dizer quais são os seus hábitos, a cor da pele, cabelos, o tipo físico, onde mora e quem é a família. Convidar os alunos a explorar a imaginação deixando que eles falem livremente, sobre o desenrolar da história. Criar suspense quando for o caso.

3ª etapa
Após a leitura, proponha que os alunos registrem com desenhos os personagens da historinha, no papel chamex.

4ª etapa
Na rodinha comentar sobre a historinha, deixar que as crianças falem do personagem que mais gostou, se gostou do final da historinha.

5ª etapa
Em duplas as crianças irão utilizar o computador para escolher os seus personagens preferidos da leitura fazer um cenário para suas releituras.
Antes da confecção é importante oportunizar que as crianças escolham o personagem que quiserem construir, durante a confecção testem e verifiquem se algo precisa ser modificado. 6ª etapa
Imprimir o desenho de cada um e organizar uma exposição na sala com o cenário e os personagens que foram desenhados pelos alunos no computador e a mão livre e recontar a história.

MATERIAIS:
Livro de historinha “Que bicho será que botou o ovo?”.
Cola
Cola quente
Papel sufite (para os desenhos)
Fita crepe
Papel pardo
Lápis
Borracha
Lápis de cor

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

Observar a postura do aluno quanto à aproximação com a literatura, o gosto pela leitura, aproximação com o computador, observar o desempenho em relação a algumas questões: à participação nas atividades propostas, se respondem ao que foi questionado, se envolveu ao desenhar, se está interessado em confeccionar os personagens e o cenário da historinha. Auxiliar o aluno que apresentar dificuldade ao realizar as atividades. Ao fim de cada atividade, a professora devem conversar com as crianças sobre as observações feitas: o que perceberam como uma ou outra criança resolveu um desafio proposto e aquela que quebrou as regras estabelecidas.
A avaliação é uma proposta em que não apenas a criança é avaliada, mas todo o trabalho pedagógico oferecido a ela também é avaliado, repensado e modificado sempre que necessário. Não é uma avaliação final, pontual, retratando um único momento da criança.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MACHADO, Ângelo. Que bicho será que botou o ovo? Ilustração Roger Mello12º ed. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1996. 24p.

OLIVEIRA, Ana Arlinda de; SPINDOLA, Arilma Maria de Almeida. Múltiplas Linguagens: Literatura Infantil. Cuiabá: EdUFMT, 2008. 134 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário